Santo do Dia: Santo Afonso de Maria Ligrio

Santo Afonso Maria de Ligrio

pastoreou com prudncia e santidade o povo de Deus

Celebramos, neste dia, a memria de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho “Patrono dos confessores e telogos de doutrina moral”. Afonso Maria de Ligrio nasceu em Npoles, na Itlia, em 1696, numa nobre famlia que, ao saber das qualidades do menino prodgio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de lev-lo fama.

Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesistico e j se destacava em sua posio social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexes, a ponto de passar trs dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renncia profissional, a herana e ttulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, j que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.

Santo Afonso Maria de Ligrio colocou todos os seus dons a servio do Reino dos Cus, por isso, como sacerdote, desenvolveu vrias misses entre os mendigos da periferia de Npoles e camponeses; isto at contagiar vrios e fundar a Congregao do Santssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer vrias cidades e vilas do sul da Itlia convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famlias, Santo Afonso de Ligrio, com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudncia e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundao.

Entrou no Cu com 91 anos, depois de deixar vrios escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoo ao Santssimo Sacramento e a respeito da Me de Deus, sendo o mais conhecido:“As Glrias de Maria”.

Santo Afonso Maria de Ligrio, rogai por ns!

Comentrios